sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fraternidade

Leigos MSC, discípulos e missionários de Jesus, Luz do Mundo (DA 209)
“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” Mt 28,19-20.
Discorrer sobre o laicato, ou até explanar sobre os nossas fraternidades leigas MSC se faz necessário partir do Concílio Vaticano II, mais especificamente da Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja, nº 31 segundo o qual assevera que “os fiéis batizados, incorporados a Cristo, membros do povo de Deus, participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, que tomam parte no cumprimento da missão de todo o povo cristão, na Igreja e no mundo”. Desse modo, todos os fiéis batizados são co-responsáveis para com a missão, cuja razão é haurida do próprio Cristo.
A missão se dá nas mais diversas realidades principalmente aonde os presbíteros não chegam.
Aqui desempenharão sua atividade por meio do seu testemunho de vida e no engajamento social, a fim de contribuírem para com a transformação das realidades e para a articulação e implementação de estruturas sociais justas segundo o Santo Evangelho.
Nisso, os leigos MSC trazem consigo um aspecto peculiar o qual concerne em abraçar aquilo que o Concílio propõe a partir da perspectiva do Carisma dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, o qual se configura em ser sinal do Amor, da Misericórdia e da Justiça de Deus por toda a parte. Em outras palavras, é levar adiante o carisma deixado pelo fundador dos MSC o Pe. Chevalier,mSC (1824-1907) aos dias de hoje, ou seja, “somos amados por Deus para amar a todos”, assim bem traduziu o teólogo da libertação, Pe. Libânio, SJ.
Nós leigos MSC estamos presentes em São Paulo no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Sagrado Coração onde nos encontramos uma vez no mês para rezar a partir da Palavra de Deus, estudar sobre a vida da família MSC, refletir sobre a realidade, para conviver e traçar linhas de atuação na sociedade à luz do carisma MSC. Isso também de modo semelhante ocorre nas demais fraternidades espalhadas pelo Brasil afora, tais como a fraternidade situada na Paróquia São Benedito das Vitórias na Vila Formosa-SP; estamos também em Campinas-SP na Paróquia de São José na Vila Industrial; no município de Itajubá-MG, em Pirassununga, em Fortaleza-CE, no Estado do Rio de Janeiro e em Curitiba-PR.
Em suma, percebemos e procuramos a cada dia levar a sério o ministério leigo, considerando-o a partir de um espírito de comunhão e participação (DA 213).
Fr. Otacílio Barreto Fernandes Júnior,mSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mural para comunicação rápida