segunda-feira, 4 de julho de 2011

Poeta português em exposição que homenageia Papa

José Tolentino Mendonça apresentou poema a Bento XVI
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 4 de julho de 2011 (ZENIT.org) – O padre e poeta madeirense José Tolentino Mendonça apresentou hoje pessoalmente a Bento XVI um poema inédito.
Trata-se de ‘O Mistério está todo na infância’, que integra uma exposição em honra do Papa pelo 60º aniversário da sua ordenação sacerdotal; informa Agência Ecclesia.
Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e o Papa conversaram durante alguns segundos. Bento XVI também falou com os outros artistas que integram esta mostra, intitulada “O esplendor da verdade, a beleza da caridade”.
“Portugal saúda-o, Santidade”, disse o sacerdote, que foi apresentado pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, como um dos “maiores poetas portugueses”.
O Papa teceu um breve comentário sobre o poema – Tutto il mistero risiede nell’infanzia, na tradução italiana de Manuele Masini –, sublinhando a “excelência” do mesmo.
“O mistério está todo na infância: /é preciso que o homem siga/ o que há de mais luminoso /à maneira da criança futura”, pode ler-se, no início do poema, em português, com tradução italiana anexada no local onde está exposto.
A exposição inaugurada por Bento XVI acontece no átrio da Sala Paulo VI, no Vaticano, e segue até 4 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mural para comunicação rápida