terça-feira, 2 de março de 2010

O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS


O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS

Quando alguém nos ofende, normalmente temos duas atitudes: ou odiamos esse alguém para sempre ou dizemos que perdoamos, mas sem nem poder ver aquela pessoa, pois o ressentimento se aflora dentro de nós.


Extraordinariamente , podemos perdoar quem nos ofendeu e passamos a amá-lo ainda mais.

Na Bíblia existem muitos trechos sobre ofensa e perdão. E Jesus foi claro em muitas ocasiões. Duas delas: "com a mesma medida que medirdes, sereis medidos" e "amai os vossos inimigos".

Já imaginaram se Deus fosse medir sem ter misericórdia de nós? Aí,sim, não haverá quem possa ser salvo.

Por isso Ele deu a cada um de nós o dom da misericórdia, para que possamos perdoar a quem nos ofendeu. O perdão que ofertamos aqui, receberemos também no Céu.

Mas, e se for o contrário, e sermos nós que ofendemos alguém?

Jesus também deu a dica: reparar o erro cometido. Reconhecer que erramos. Pedir perdão a quem ofendemos.

Pedir perdão é difícil? É. Mas vale a nossa salvação.

Fiquemos com a Santíssima Trindade e com Maria Santíssima, Aquela que, como Jesus, soube perdoar incondicionalmente. E duvido que alguém tenha sido mais ofendido injustiçado do que Ele e Ela.

Aluizio da Mata



O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Rm 12:21)
Ah! Quanto carecemos de entendimentos, quanto precisamos compreender o amor incondicional de Deus por nós, porque nada temos para oferecê-lo. Aliás, bom e justo e fiel é Deus que não nos pede aquilo que não temos, pois como eu poderia dar algo que não tenho? Nós perdoamos porque Ele nos perdoou primeiro. Alguém só tem poder de perdoar sem guardar mágoas, se primeiro tiver recebido o Amor de Deus, pois o amor é a ação que produz o perdão, a lembrança existe, mas as mágoas desapareceram, porque o Amor cobre multidão de pecados.


Alguém só poderá perdoar o outro de fato e de verdade e não apenas de língua, e de palavras, quando entender que todas as coisas cooperam para o seu bem, segundo o propósito de Deus, temos que ver como José do Egito, que viu no mal que os seus irmãos tinham feito contra Ele, a mão de Deus para a conservação da vida (Gn. 45:5).

É só olhar para traz e compararmos com a nossa atual situação que com certeza é muito melhor. Tudo tem dois lados - o bom e o mau, vejamos pelo lado de Deus, pois é o melhor e o certo. O que passar disso provém do maligno (não tem aquilo de: mas, se...), pois é Deus quem está no comando de tudo.

O verdadeiro perdão é aquele que refaz os laços quebrados pela traição, pelo abandono, pela dor da rejeição. Para compreendermos o quanto a nossa cruz é leve, devemos comparar com a cruz de Jesus Cristo, pois Ele foi rejeitado pelos que deveriam amá-lo, contudo na cruz não pediu justiça, mas perdão (Lc. 23:34).

"o amor não fingido, mas sincero, consciente que tudo é permitido por Deus, é a marca do verdadeiro discípulo de Cristo."

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mural para comunicação rápida