terça-feira, 15 de março de 2011

Perigo e violência

“O maior perigo de tanta  violência do mundo atual é que nos façamos insensíveis e indiferentes” (D. Oscar Romero)

Pior que o ódio é a passividade e a indiferença com que pessoas instruídas e conhecedoras dos valores diminuem e zombam dos fracos e pequenos deste mundo. São os pobres de coração os preferidos de Deus, os bem-aventurados (cf. Mt 5, 3) que Jesus enaltece no célebre Sermão da Montanha. Os bem-aventurados são aqueles (as) que não se conformam com a violência, o ódio, a guerra, a fome, a dor, a morte... Os bem-aventurados querem trazer o céu para a terra, por isso, já o antecipa neste mundo.
Dom Oscar Romero foi assassinado em El salvador por militares quando celebrabra a eucaristia. Ele conclamou os saldados a não obedecerem ordem dos seus superiores e a não matarem seus irmãos. Isso deixaram-nos irritados.

Aqui em Goiás, bandidos de fardas, mataram muitos em dez anos, e muitos desaparcidos, inclusive crianças depois de abordagem policial. Muitos estão presos, mas há quem os defenda. Que pena!!! Cadeia neles!! "Anatema", pecado. dor para muitas familias.  

A indiferença e insensibilidade precisam dar lugar ao amor, à misericórdia, à capacidade de ver e perceber Jesus nos olhos dos sofredores, dos desvalidos, dos pobres... Eles são os preferidos de Deus, pois aqui na terra sofrem toda forma de sofrimento, mas jamais perdem a esperança no reinado de Deus. Procure, pois viver e praticar o amor e a misericórdia: são o caminho da transformação do mundo! Violência, só gera violência e destruição.

Tenha uma excelente e abençoada semana!
Pe. Carlos, missionário redentorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mural para comunicação rápida