domingo, 28 de março de 2010

25-03-10- FESTA DA ANUNCIAÇÃO

25-03-10- FESTA DA ANUNCIAÇÃO - LSNSJC
Amigos, LSNSJC


Costumamos pensar no que aconteceu a MARIA apenas que ela ficou grávida e que depois o Menino Jesus nasceu, mas nos esquecemos de que ela passou nove meses com ele no seu ventre, passando todas as preocupações que uma gestante tem.
No caso dela muito maiores.
Fiquemos com a Santíssima Trindade e com Maria Santíssima, Aquela que foi e é a Mãe mais amorosa que já existiu.
Aluizio da Mata

FESTA DA ANUNCIAÇÃO
O Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, foi enviado a Maria, que morava em Nazaré, com um recado do Céu. A saudação foi aquela que repetimos até hoje: "Ave, Maria, cheia de Graça!"... e o Arcanjo continuou: "O senhor é convosco, bendita sois vós, entre as mulheres!

Eu não estava lá naquele dia, mas posso imaginar que:

Com certeza, Maria estremeceu de alegria ao ser saudada e receber o celestial convite.

Com certeza, Maria recordou-se de tudo o que havia lido nas Escrituras sobre o Messias tão esperado.

Com certeza, Maria ponderou os prós e os contras, e fez perguntas ao Mensageiro de Deus.

Com certeza, Maria silenciou e, numa atitude de profunda fé e adoração, acolheu a Palavra- Jesus, que veio morar entre nós

Com certeza, Maria pensou também em nós, que a receberíamos por Mãe, como presente de Jesus!

Com certeza, o SIM de Maria foi repetido muitas outras vezes, e de várias formas, durante sua vida.

Com certeza, é isso que Deus espera de nós:

Que saibamos permanecer com Ele, procurando descobrir Sua vontade a nosso respeito.

Que sejamos discípulos atentos, generosos e usemos com sabedoria o dom da liberdade.

Que tenhamos a coragem de assumir a vida com fidelidade, confiando sempre na ajuda divina para as situações difíceis.
Sugestões:

1) Do dia 25 de março a 25 de dezembro, acompanhemos a gestação de Jesus, com momentos diários ou semanais de sintonia com Maria, pedindo a ela que nos ajuda a amar Jesus como ela amou, a responder SIM, com fidelidade aos apelos de Deus.
2) Façamos a leitura do Evangelho segundo São Lucas Capitulo 1, versículos 26 a38.
Lendo pausadamente, contemplemos a cena, saboreando as palavras.
3) Coloquemo-nos no lugar do Arcanjo Gabriel e contemos o que aconteceu naquele dia.
Coloquemo-nos no lugar de Maria. Saberíamos interpretar e narrar os sentimentos dela?
Depois disso, o que podemos tirar como lição de vida?

4) Convide a família ou colegas para realizar as sugestões acima.
De nós também Deus espera um "SIM", nas muitas etapas da vida.
Que Maria, o primeiro sacrário vivo de Jesus, nos acolha e nos abençoe!
Felizes dias, com Jesus e Maria!
Da Anunciação, 25 de março ao Natal, 25 de dezembro

domingo, 21 de março de 2010

Pe. Reuberson, mSC:

O Diác. Reuberson Ferreira, mSC que atuou no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração durante os anos de 2006-2008, na época como religioso, foi ordenado Sacerdote no último dia 13 de Março em sua terra natal, Pinheiro(MA). D. Ricardo Pedro Paglia, bispo diocesano de Pinheiro, foi quem conferiu a ordenação a Reuberson. Diversas pessoas do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração estiveram presentes à celebração. Pe. Reuberson,mSC Presidirá a missa no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração no dia 05 de abril às 19h30.o, Dom Odilo Pedro Scherer.

Pe. Reuberson, seja muito feliz, que Deus te ilumine e abençoe infinitamente. Que Nossa Senhora do Sagrado Coração te envolva em sEu manto sagrado, que ELA esteja sempre ao teu lado protejendo-te de todos os perigos e males  indicando-te o caminho à Jesus.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Quaresma: tempo de Conversão


Quaresma: tempo de Conversão

.“Lembra-te pó, que tu és homem e que em homem te tornarás”. O trocadilho de Vieira nos ajuda a entender o significado da quaresma que iniciaremos na Quarta Feira de Cinzas. Observo que também não é difícil encontrar sua relação com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Economia e Vida, com o lema Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro! (Mt.6,24)).
Ao pregar o sermão na Quarta Feira de Cinzas de 1672, na Igreja dos portugueses em Roma, Padre Vieira não quis tanto recordar que o homem saiu do pó da terra e para ele deverá inevitavelmente voltar, mas desejou muito mais imprimir nos corações dos fiéis a esperança de uma vida nova, conquistada pela morte e ressurreição de Cristo, celebrada na Páscoa que a Quaresma prepara. É útil, abordando este aspecto, recordar-se da fábula grega da fênix, a ave que renasce das cinzas. A reflexão leva a perceber a vida como algo sublime, superior e sagrado, que tem força de eternidade. Por isso ela deve ser defendida em cada ser humano e em toda a natureza e não ser escravizada pelo materialismo.

Já estamos acostumados a ouvir a exortação, ao receber as cinzas na quarta feira: “Lembra-te, homem, que tu és pó e em pó te tornarás” (Gen. 3,19). Após o Concílio Vaticano II, adotou-se também uma fórmula alternativa que é: “Convertei-vos e crede no evangelho” (Mc. 1, 15). Tanto a primeira quanto a segunda asseveram ao fiel a necessidade de reconhecer a efemeridade da vida terrena, a necessidade de defender-se contra o pecado e contra todo tipo de mal e ainda de se preparar atentamente para a vida eterna, sem se submeter ao materialismo. Porém, a vida eterna não se dá apenas depois da morte, mas tem seu início no seio materno e prossegue no tempo até seu fim natural neste mundo.

A expressão vieiriana é uma eloqüente profissão de fé na vida, na ressurreição dos mortos, conquistada por Cristo na cruz para todos os que crêem, celebrada na Páscoa anual das comunidades cristãs.

A cerimônia das cinzas nos introduz no tempo quaresmal, no qual devemos reforçar nosso hábito diário de conversão. Durante quarenta dias, nos propomos a entrar em clima de oração intensa, a jejuar, e a praticar mais a caridade, a semear a solidariedade, afinal, a criar e recriar formas de se viver em plena fraternidade. Oração, jejum e esmola são as três palavras históricas do tempo quaresmal desde os primórdios do cristianismo.

Observamos, assim, que as cinzas que recebemos na entrada da quaresma nos levam a crer na vida como vitoriosa sobre a matéria, sem desprezá-la, a observar a força de Deus mesmo nas situações difíceis ou que pareçam sem solução, além de nos levar a abaixar nossa cerviz e a destruir nosso orgulho, passando por real processo de conversão, assumindo atitude nova, de olhar o outro como verdadeiro irmão e a contemplar a vida como dom de Deus.
A quaresma não existe para si mesma, mas em vista da Páscoa. As cinzas não têm valor em si mesmas, mas estão postas em contraste com a exuberante luz da ressurreição. Se as cinzas são o resultado de um fogo que se apagou, a luz é expressão de uma chama que ilumina e aquece com o amor, com a partilha e com a solidariedade, os caminhos da vida terrena, onde as coisas materiais têm valor relativo.
Ao final de nossa existência terrena, ao ouvir a voz da trombeta angelical, o fiel que se santificou na oração, na penitência e na caridade, na consciência de sua imersão na morte redentora de Cristo, há de ouvir solene proclamação: “Lembra-te pó, que tu és homem e em homem te tornarás”, pois foste criado para viver e não para morrer.

Dom Gil Antônio Moreira

segunda-feira, 15 de março de 2010

Posse dom Edmar Peron

Em missa na Catedral da Sé, dom Edmar Peron toma posse como bispo auxiliar.
 
Redação
redacao@odiariomaringa.com.br



Dom Edmar saúda fiéis, ao chegar à Catedral para missa de posse
Dom Edmar Peron tomou posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, neste domingo (14), missa celebrada na Catedral da Sé. Presidida pelo cardeal dom Odilo Scherer, a missa contou com a participação de muitos fiéis da Região Episcopal Belém, onde dom Edmar exercerá seu ministério. Um ônibus com familiares e amigos viajou de Maringá – cidade natal do novo bispo – à capital paulista para acompanhar o momento.



“Meu lugar será junto ao trabalho das comunidades, no meio do povo e dos padres”, afirmou dom Edmar Peron, antes do fim da celebração. No ritual de posse, após a leitura da bula pontifícia e do decreto de dom Edmar para o Belém, dom Odilo falou sobre a importância do trabalho do bispo, “primeiro missionário”.



O cardeal aproveitou a ocasião para agradecer ao papa Bento 16 pela rapidez em enviar o sucessor de dom Pedro Luiz Stringhini, que foi transferido para Franca (SP). Após a comunhão, em nome do clero do Belém, cônego César Gobbo acolheu dom Edmar e ressaltou o sorriso “belo e cativante” do novo auxiliar. Segundo o vigário geral da Região Belém, este sorriso demonstra “confiança, ternura e disponibilidade para servir”.



Representantes do clero, dos religiosos e dos leigos presentearam dom Edmar com livros sobre a história da Arquidiocese, do centenário e do apóstolo São Paulo. A apresentação do novo bispo auxiliar na Região Episcopal Belém será na quinta-feira (18), às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. As informações são do Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

“Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado”.

Queridos, paz e bênçãos! Grato pelo carinho.


“Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado”. (Rubem Alves)

São Francisco, no belo cântico denominado “Louvores ao Deus Altíssimo” foi capaz de dizer a respeito de Deus: “Tu és a Beleza”! Tudo que é criado por Deus é belo, pois Ele é a Beleza em si mesma. Nesse espírito de São Francisco é nos dada a possibilidade de mergulharmos nessa nova proposta de vida-comunhão. E tal comunhão se plenifica quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto...

Procure ver a beleza de Deus espelhada na beleza da criação. E a obra-prima do Criador é o homem e a mulher, criados à imagem semelhança do próprio Deus-Comunhão (Trindade Santa). Criar comunhão com o humanidade é participar de todo aquilo que a faz melhor e mais próxima da divindade. Que seus olhos sejam puros e abertos para perceber o amor de Deus se manifestando no vento, na luz, na natureza... na vida!

Abraços terapêuticos e um excelente fim de semana!

Pe Carlos.

SER SANTO OU SER HERÓI?

Os santos desejam fazer grandes coisas, mas reconhecem que fizeram pouco ou nada...

O verdadeiro chamado: a santidade

Infelizmente passei algum tempo para entender que o caminho da Boa Nova não gera heróis e sim santos.

Jesus não me chama a ser um herói, mas a ser santo, não me chama a fazer grandes coisas, nem a mudar o mundo com as minhas próprias forças.

O herói tem que ser forte, revolucionar, aceitar, agradar, provar o seu poder, tem prioridades, honras, mérito, é modelo.

Os seguidores de Jesus Cristo, o Deus feito homem, eram os fracos, os pecadores e os mal falados do Evangelho.

Não eram os sábios, não tinham a coragem necessária para um guerreiro, um herói. Que decepção!

Que dor para o menino que tanto sonhou poder ser ou fazer alguma coisa.

Bendita alegria para o homem que hoje vê que tudo pode naquele que a fortalece.

Santos, fracos, loucos, mas acima de tudo bem-aventurados.

Os heróis contam com a força, os santos com a graça.

“Basta-te a minha graça”, disse o Senhor a São Paulo.

Os santos desejam fazer grandes coisas, mas reconhecem que fizeram pouco ou nada, que são servos inúteis, não esperam aplausos, nem as primeiras cadeiras, nem o apoio da mídia para anunciar suas dores, sacrifícios e lágrimas derramadas pelos pecados dos que “na sombrOs heróis querem mudar o mundo, os outros, as estruturas, os santos desejam mudar o seu coração, pois sabem bem que é de lá que procedem todos os males, mas também sabem que não têm força para isso.

Apenas gritam e clamam o auxílio do Senhse desesperam, não se acusam quando caem ou erram, reconhecem-se pequenos e por isso permitem-se levantar-se com facilidade.

Experimentam que é melhor cair nas mãos de Deus do que nas mãos dos homens, porque esses julgam conforme a aparência, mas Deus vê o coração.

O herói leva fardo, é escravo das honras. O santo é livre, ninguém lhe dá honras.

Não deseja ser bom, provou em sua vida que só Deus é bom.

Não mendiga atenção pelos seus dons, nem se vende por migalhas, sabe quem é o seu mestre e que não é mais do que Ele.

Faz memória da vida do seu Mestre, dos mártires e não busca o aplauso dos homens porque a multidão que aclamou Jesus, logo depois gritou crucifica-O.

Essa é a vida do santo. O herói sobe, o santo desce. O herói faz-se obedecer pelo seu poder, o santo pelo seu amor a Deus.

O herói é exaltado, o santo humilhado, busca a coroa imperecível, o seu reino não é deste mundo.

É bem verdade que nem todos nasceram para serem heróis, é um caminho exigente, mas é certo que todos nasceram para serem santos.

O heroísmo gera orgulho, a santidade humildade. “Não fazeis como os grandes deste mundo, diz Jesus!

“Qualquer pessoa, porque mais pobre, por mais ferida que seja pode aspirar à santidade a partir da sua situação real, ainda que fosse a mais marginal, tanto no aspecto psicológico como moral.” “não há santo sem passado, nem pecador sem futuro.”

Ser santo não é ser virtuoso ou moralmente perfeito.

“Os feridos da vida, os fracos, os alcoólicos, os chagados, os dependentes de todos os tipos, os pobres que aceitam sofrer a sua miséria e lutar apesar de tudo, abrem-se a misericórdia e entram, como o bom ladrão, no Reino de Deus antes dos puros que depositam em si mesmos a confiança, contando com as suas virtudes naturais.”

Não podemos esquecer que a gratuidade da misericórdia de Deus nos ultrapassa, “nada é impossível a Deus”.

A nossa fraqueza não pode ser obstáculo para o nosso caminho de santidade, mas sim a nossa falta de desejo.

“Ser santo e ser herói são caminhos bem diferentes. O herói é o homem da sua vontade; o Santo é o homem da graça.

O herói está penetrado da sua força; o Santo persuadido da sua fraqueza.

O herói trabalha para a sua glória, para o triunfo das causas temporais.

O Santo tem em vista a glória de Deus. O herói tem o sentido do homem; o Santo tem o sentido de Deus.”

sábado, 6 de março de 2010

Oração para libertação espiritual


Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder. Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim. Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto-acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo, toda insídia que ele coloca em minha mente.

Ó bendito Espírito Santo, queimai com o Vosso fogo abrasador toda treva instalada dentro de mim, que me consome e impede de ser feliz. Destruí em mim todas as conseqüências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que se manifestam em minhas atitudes, decisões, temperamento, palavras, vícios. Libertai, Senhor, toda a minha descendência da herança de pecado e rebelião às coisas de Deus que eu próprio lhe transmiti.

Vinde, Santo Espírito ! Vinde, em nome de Jesus ! Lavai-me no Sangue precioso de Jesus, purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destruí todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim. E, no poder de Jesus Cristo ressuscitado, libertai-me, Senhor ! Curai-me, Senhor ! Tende piedade de mim, Senhor !

Vinde, Santo Espírito ! Fazei-me ressuscitar agora para uma vida nova, plena do Vosso amor, alegria, paz e plenitude. Creio que estais fazendo isto em mim agora e assumo pela fé a minha libertação, cura e salvação em Jesus Cristo, meu Salvador.

Glórias a Vós, meu Deus !

Bendito sejais para sempre !

Louvado sejais, ó meu Deus !

Em nome de Jesus e por Maria nossa Mãe.

Amém e amém!

terça-feira, 2 de março de 2010

O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS


O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS

Quando alguém nos ofende, normalmente temos duas atitudes: ou odiamos esse alguém para sempre ou dizemos que perdoamos, mas sem nem poder ver aquela pessoa, pois o ressentimento se aflora dentro de nós.


Extraordinariamente , podemos perdoar quem nos ofendeu e passamos a amá-lo ainda mais.

Na Bíblia existem muitos trechos sobre ofensa e perdão. E Jesus foi claro em muitas ocasiões. Duas delas: "com a mesma medida que medirdes, sereis medidos" e "amai os vossos inimigos".

Já imaginaram se Deus fosse medir sem ter misericórdia de nós? Aí,sim, não haverá quem possa ser salvo.

Por isso Ele deu a cada um de nós o dom da misericórdia, para que possamos perdoar a quem nos ofendeu. O perdão que ofertamos aqui, receberemos também no Céu.

Mas, e se for o contrário, e sermos nós que ofendemos alguém?

Jesus também deu a dica: reparar o erro cometido. Reconhecer que erramos. Pedir perdão a quem ofendemos.

Pedir perdão é difícil? É. Mas vale a nossa salvação.

Fiquemos com a Santíssima Trindade e com Maria Santíssima, Aquela que, como Jesus, soube perdoar incondicionalmente. E duvido que alguém tenha sido mais ofendido injustiçado do que Ele e Ela.

Aluizio da Mata



O AMOR PRODUZ O PERDÃO SEM RESSENTIMENTOS.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Rm 12:21)
Ah! Quanto carecemos de entendimentos, quanto precisamos compreender o amor incondicional de Deus por nós, porque nada temos para oferecê-lo. Aliás, bom e justo e fiel é Deus que não nos pede aquilo que não temos, pois como eu poderia dar algo que não tenho? Nós perdoamos porque Ele nos perdoou primeiro. Alguém só tem poder de perdoar sem guardar mágoas, se primeiro tiver recebido o Amor de Deus, pois o amor é a ação que produz o perdão, a lembrança existe, mas as mágoas desapareceram, porque o Amor cobre multidão de pecados.


Alguém só poderá perdoar o outro de fato e de verdade e não apenas de língua, e de palavras, quando entender que todas as coisas cooperam para o seu bem, segundo o propósito de Deus, temos que ver como José do Egito, que viu no mal que os seus irmãos tinham feito contra Ele, a mão de Deus para a conservação da vida (Gn. 45:5).

É só olhar para traz e compararmos com a nossa atual situação que com certeza é muito melhor. Tudo tem dois lados - o bom e o mau, vejamos pelo lado de Deus, pois é o melhor e o certo. O que passar disso provém do maligno (não tem aquilo de: mas, se...), pois é Deus quem está no comando de tudo.

O verdadeiro perdão é aquele que refaz os laços quebrados pela traição, pelo abandono, pela dor da rejeição. Para compreendermos o quanto a nossa cruz é leve, devemos comparar com a cruz de Jesus Cristo, pois Ele foi rejeitado pelos que deveriam amá-lo, contudo na cruz não pediu justiça, mas perdão (Lc. 23:34).

"o amor não fingido, mas sincero, consciente que tudo é permitido por Deus, é a marca do verdadeiro discípulo de Cristo."

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:35)

Mural para comunicação rápida