sábado, 20 de fevereiro de 2010

O papa Bento XVI nomeou o padre Edmar Perón, atual reitor do Seminário de Teologia de Maringá (PR), para a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Região Episcopal Belém. Pe. Edmar substituirá D. Pedro Luiz Stringhini, transferido para Franca, no interior paulista.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 30/12, junto com outra nomeação e duas transferências de bispos.

Edmar Perón, nomeado bispo para a Região Episcopal Belém

Edmar Perón

O novo bispo da Região Belém é o primeiro dos quatro filhos de Leonildo Perón e Aparecida Besagio Perón. Natural de Maringá (PR), nasceu em 04 de março de 1965. Cursou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória – Instituto de Filosofia de Maringá [1983 -1985] e teologia no Seminário Paulo VI – Instituto Teológico Paulo VI de Londrina (PR) entre os anos de 1986 a 1989.

Monsenhor Edmar foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1990. Desde então serviu à arquidiocese de Maringá como diretor espiritual dos filósofos [1991 a 1997]. Ele também foi vigário paroquial e pároco em diversas paróquias; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; assessor de Liturgia e Canto arquidiocesano por nove anos. Após seus estudos em Roma, entre os anos 2000 e 2002, onde fez o mestrado em teologia dogmática, especialização em teologia dos sacramentos, foi professor de teologia dogmática e liturgia, inicialmente no Instituto Teológico Paulo VI e, ultimamente, na PUC – PR – campus Londrina.

Durante os últimos três anos foi reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, da arquidiocese de Maringá, situado em Londrina.

Dom Pedro Luiz Stringhini

O bispo que deixa a Região Belém nasceu em 17 de agosto de 1953 em Laranjal Paulista, no interior de São Paulo. Ele é bispo auxiliar de São Paulo desde 18 de março de 2001, tendo se ordenado em São Paulo (SP) no dia 10 de março de 2001. Estudou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP) [1977 – 1980]; fez mestrado em Bíblia pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma [1986 – 1990] e doutorado em Teologia Bíblica [1994 – 1995] na Universidade Gregoriana de Roma, além de ter se formado em Letras, pela Faculdade Anchieta de São Paulo [1972 – 1974]. O lema de D. Pedro é “Em tua palavra (Lc 5, 5)”.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Oração da Campanha da Fraternidade 2010

Oração:

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” Mt 6,24c

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
11/02/2010 (14:32)
CNBB LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 COM O TEMA ECONOMIA E VIDA
Por: Christina Herbster


“Economia e Vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2010 (CF- 2010) escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, para a nossa reflexão, sobretudo, no tempo da Quaresma.

Neste ano as Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC na qual fazem parte as Igrejas (Católica, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia) apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica abordando como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).

Está é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, como aconteceu em 2000 e 2005, e tem como objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.


A CF-2010 quer ser um espaço de debate e se faz necessário a conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.

Há muitos anos em nossa Arquidiocese o lançamento da CF-2010 é realizado na Quarta-Feira de Cinzas. Contudo na Arquidiocese de Fortaleza, por decisão da equipe de coordenação do evento, acordada pelo Arcebispo, o lançamento da CF-2010 será na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, às 15 horas, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”.

Com informações da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Mural para comunicação rápida